segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O contrapasso harmônico do Gentle Giant



Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo durante a década de 1970. E uma das lendas criadas por esse estilo, visto que existem hoje legiões de fãs da banda espalhadas pelo mundo. A banda foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray) todos ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and the Big Sound formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra durante quatro anos, sendo bem recebidos pelas rádio e televisão.

Lançaram um álbum com um compacto no top 5 da parada britânica, mas sem deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de 1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa e inteligente que viria a ser chamada de rock progressivo.

No início de 1970, eles formaram o Gentle Giant, junto com Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos de música. Compara-se a inovação que os Beatles representaram para o rock em seu tempo com a do Gentle Giant para o rock progressivo.

Tinham como influências musicais o rock, jazz, música clássica, blues e música medieval inclesa. Uma outra característica da banda eram os vocais múltiplos e sincronizados, pouco comuns na sua época.

Discografia










Gentle Giant - 1970
Acquiring The Taste - 1971
Three Friends - 1972
Octopus - 1972
In A Glass House - 1973
The Power And The Glory - 1974
Free Hand - 1975
Interview - 1976
Playing The Fool - 1977 (ao vivo)
The Missing Piece - 1977
Giant For A Day - 1978
Civilian - 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário