sábado, 26 de janeiro de 2013

“Batman – Gritos na Noite”: uma ficção real


ART ROCK MAGAZINE

“Faz algum tempo que Batman deixou de ser herói de aventura ingênuas e caricaturais para atuar no universo trágico e realista do cotidiano das grandes cidades, sempre representadas pela fictícia Gothan City.
Sinal dos tempos. Reflexo de uma época em que até mesmo os heróis entenderam que lutam uma batalha sem fim... mas continuam lutando.
Em Gritos na Noite, o Cavaleiro das Trevas mergulha fundo numa das mais amargas tragédias contemporâneas. Ao seguir a trilha de uma série de assassinatos tão brutais quanto intrigantes, Batman penetra em regiões sombrias que jamais conheceu. E percebe que existem crimes que nem mesmo ele pode solucionar.
Esta história pode ser ficção, mas a tragédia que a inspirou não é.”

Última página:o grito de um morcego perturbado
O texto acima é uma sinopse de Gritos na Noite, série em duas edições publicada pela então Abril Jovem em 1993 que traz uma das mais perturbadoras histórias de Batman. Como diz a sinopse, embora tudo seja ficção, os fatos que a inspiraram não os são.

O texto escrito por Archie Goodwin e a arte elaborada por Scott Hampton traz essa união assombrada que assola a todos que é a violência. Gritos na Noite poderia ser apenas mais uma história em quadrinhos como tantas outras, mas não é. Os autores se utilizam de um meio pop fictício para resenhar sobre o tormento vivido por sabe Deus quantas crianças e adolescentes mundo afora que sofrem de sucessivos abusos sexuais das pessoas pelas quais deveria protegê-las.

Gritos na Noite é uma história tensa e amarga que sonda a mente das pessoas mais perturbadas emocionalmente. Por que um pai violentaria o próprio filho? Essa aguda questão é uma das quais Batman não conseguirá resolver, conforme o volume 2 dessa história sugere.

Gritos na Noite é um passeio de terror pela mente humana, um teste psicossocial que leva o leitor a refletir sobre as mais perversas atrocidades que o ser humano é capaz de fazer sem demonstrar nenhum tipo de remorso ou arrependimento. Goodwin e Hampton dão vida a uma ficção ao tratar de assuntos presentes em qualquer sociedade como crimes em séries, abusos sexuais (em família), violência doméstica, etc. Esta história em quadrinhos reproduz o que assistimos nos jornais diariamente. Nela, o próprio comissário Gordon, perturbado pelo estresse que o ronda, tem uma atitude extremamente violenta com seu filho a ponto de deixá-lo perplexo e terrivelmente assustado. O caso também revela o comprometimento de seu casamento com Bárbara desgastado pelo nervosismo e a depressão de Gordon. É curioso notar como esses fatos estão presentes em nossa sociedade. Antes fosse apenas ficção! 

Diante desse quadro, Batman se vê atormentado, impossibilitado de dar fim a tudo isso e, ao mesmo tempo, fica obstinado na luta a combater os piores crimes de uma Gothan City sombria e condenada. Batman, aqui, representa a voz calada e reprimida, impotente diante dos anseios do oprimido; o grito que ninguém irá ouvir, é sufocante.

Batman – Gritos na Noite é uma das raras HQs que retrata a realidade em suas páginas. Uma edição que vale a pena ler e reler, e acima de tudo refletir sobre o que somos e o que fazemos em sociedade. Márcio Paula Moraes

Um comentário:

  1. Hey, bonita análise dessa obra tão real e pertubadora, escrita pelo mestre Archie Goodwin com arte magistral de Scott Hampton.
    Obrigado por comentar esse quadrinho na internet.
    Abraço!

    ResponderExcluir