sábado, 26 de janeiro de 2013

“Crusader”, um marco do heavy metal dos anos 80

Capa de Crusader: atmosfera medieval

ART ROCK MAGAZINE

Os anos 80 não foram muito bons para a cena roqueira. A década de 70, especialmente de19 70 a 1975 foram anos sagrados para o rock e todo o mundo. As bandas inglesas explodiram com grandes sucessos e uma criatividade musical jamais vista. É verdade que essas bandas vieram da década anterior, anos 60, mas os maiores sucessos foram compostos na de 70 inegavelmente; há exceções, é claro, destacadamente com Led ZeppelinBeatles e Rolling Stones. O rock exibia a sua melhor performance num cenário rico em inspiração, elementos escasso nos dias de hoje. Se antigamente usar cabelos compridos ou arrepiados era sinônimo de rebeldia, hoje são os sertanejos bregas ridículos que se vestem totalmente  fora da sintonia que a música “caipira” aceitaria como estilo.

Os anos 80 foram pobres talvez porque houve uma grande mudança nos costumes das pessoas. As grandes bandas que explodiram no passado até então, algumas delas já haviam sido extintas, outras esgotaram seus repertórios de criatividade, quero dizer, o que havia de bom a ser feito, havia sido feito!

O heavy metal passou a experimentar o teclado sintetizador, bateria eletrônica, o rock de arena passou a ser a vertente da década. Bom JoviEuropeMötleu Crue, PoisonSkid Roll, entre outras, passaram a ser os nomes das bandas mais ouvidas nas rádios e a sustentar a cena roqueira. Enquanto isso, Rolling Stones lançaram um de seus piores álbuns, implodindo uma banda revelando notadamente uma crise de identidade, logo os Stones , uma banda até então marcada por inúmeros sucessos...  Era um novo estilo, não necessariamente bom ou ruim, mas foram essas bandas que envidraçaram o rock e todo o mundo.
Mas uma banda, ao contrário de várias outras onde incluímos nesse lote o ACDC, lançou um de seus melhores álbuns, para muitos, o melhor. Crusader, disco lançado em 1984 pela banda inglesa Saxon, foi uma das preciosidades que o heavy metal guardou para entrar na história dessa famigerada década.

Liderado pelo vocalista Biff Byford,  Crusader foi 6º álbum do Saxon, que gravou o 1º, homônimo, em 1979. O Saxon sempre usou aura medieval, radicada numa temática que o próprio Crusader foca com toda a originalidade. O disco começa com The Crusader Prelude, uma introdução com cavalos andando, relinchando e tormentas mostrando o que restou de uma grande batalha cruzada. A música Crusader nem é tão extrema assim como a capa do disco pode sugeri, mas o que mais a marca é a marcação e o peso das guitarras. É uma música cadenciada e muito gostosa de ser ouvida. Mas o disco em si não é só isso, outras músicas chamam muito a atenção pela suavidade e clareza do som, como Salling To America, um hit embalado por um contrabaixo marcante e com uma guitarra-base que arranha a música o tempo todo, além de um solo mágico que tempera a música dando-lhe um gosto todo especial. Quanto a Do It All For You, um clássico heavy metal que ficaria ainda melhor se ouvida no cume da mais alta montanha bretã.

Crusader é um disco sensacional, peça obrigatória na discoteca de qualquer amante de rock. A gravadora EMI lançou uma edição especial comemorativa remasterizada com nove bônus. A edição original contém 10 faixas. Essa nova edição, que é inglesa e importada pode ser encontrada nas lojas especializadas por aproximadamente R$ 70,00. Márcio Paula Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário