sábado, 26 de janeiro de 2013

Um clássico que atravessa gerações

Capa de Demons and Wizards

ART ROCK MAGAZINE

Há uma máxima com as bandas dos anos 70 de que sempre o primeiro disco é o melhor de todos os demais. Evidentemente isso não passa de uma bobagem, basta lembrar de Led Zeppelin, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e tantas outras bandas. Alguns álbuns são marcantes como Abbey Road dos Beatles, IV do Led Zeppelin ou The Wall do Pink Floyd, todos esses estão muitos distantes de serem os primeiros. Nessa linha, destaca-se o extraordinário Demons and Wizards, quarto disco da banda inglesa Uriah Heep, lançado em 1972.

É neste álbum que contém o mais famoso hit da banda, Easy Livin, um clássico reservado para amantes do rock and roll. Entretanto, a atmosfera alçada pela banda remete a níveis superiores com a sensacional Paradise, uma canção e deixar qualquer um de queixo caído. Nessa, as cordas dos violões, o baixo suavemente tocado acrescido da voz de David Byron que pluma a sonoridade. Isso tudo recheia essa canção que coloca o Uriah Heep entre as melhores bandas de rock de todos os tempos.

O Uriah Heep iniciou seus trabalhos em 1969 (embora a banda em si já existisse antes por volta de 1965 com outros nomes e variações na formação), mas atingiu o ápice na carreira com a formação clássica composta por Mick Box (guitarra)), David Byron (vocal), Ken Hensley (guitarra), Gary Thain (baixo) e Lee Kerslake (bateria).

Curiosamente, o primeiro disco Very 'Eavy... Very 'Umble, de 1970 saiu nos Estados Unidos com o mesmo nome da banda. Isso era muito comum acontecer, pois as bandas sempre focavam no mercado americano uma estratégia diferente. No entanto, o Uriah Heep nunca emplacou de fato por lá, voltando-se mais para a Europa e Japão.

Demons and Wizards é um álbum clássico que de uma banda diferenciada que vem atravessando gerações e que deve ser reverenciado e guardado em lugar especial na discoteca de qualquer amante do bom e velho rock and roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário