quarta-feira, 17 de junho de 2009

O rock acabou

Fico muito atento às notícias sobre o mercado fonográfico, indústria musical, essa coisa do fim do CD, a volta do vinil e, principalmente, sobre novas tendências no campo da música e o futuro do Rock como gênero musical.

A revista Rolling Stone trouxe recentemente uma importante matéria, de capa, com o U2. E fiquei com a impressão de que os caras da banda já demonstram certa preocupação com o futuro do rock. A própria manchete dessa edição já fazia uma referência a isso.

A questão é: O rock acabou? Qual foi o último grande movimento atrelado ao rock? Muitos dizem que foi o grunge. E se foi isso, já tem cerca de 15 anos! Se considerarmos que o rock, historicamente, sempre esteve atrelado a algum movimento de cunho social, no comportamento da sociedade, na atitude das pessoas, no protesto, etc., então, qual é que é a verve atual?

Elvis imprimiu um visual rebelde e uma dança sensual que levaram muitos a chamá-lo indecente (ou coisa parecida). No início, os Beatles se apresentavam de terninho, cabelinhos cortados, e a mulherada ia ao delírio. No final da década de 60, em especial com Abbey Road (com uma carona em Woodstock e Sargent Pepers), a banda configurava um perfil transgressor, rebelde, com cabelos compridos; e as pessoas usavam cabelos compridos porque eram roqueiras, ou gente considerada “fora-do-eixo”. Hoje, um cara que usa jeans rasgado, desbotado, bota e cabelo comprido é visto como... sertanejo. O que aconteceu?

Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple, The Who, e tantas outras bandas fizeram ainda mais sucesso porque a época também ajudou? Se uma banda como The Rolling Stones lança um disco hoje causa o mesmo impacto do que os lançados na belle époque roqueira? As repostas parecem claras. A pergunta é: Por que? Seria o mesmo motivo que impede que Robert Plant faça uma turnê com o Led Zeppelin? Outro ponto: o que o Coldplay acrescenta para o rock? Para os fãs do Coldplay, calma que é só uma pergunta... Talvez, Plant não queira fazer a tal cobiçada (pelos fãs) turnê, porque ele deve ter em mente que o momento do Led Zeppelin já passou! Aquilo não volta mais! Os fãs do Led é uma legião de quarentões, cinqüentões, sessentões que são movidos pelo saudosismo. E basicamente, já compraram tudo da banda. Só isso.

O rock perdeu a força de atrair fãs, adeptos do gênero, porque não há mais criatividade nisso. O rock que vende foi feito nas décadas de 1960 e 1970/75. Depois disso, ninguém quer saber.

Na citada entrevista à Rolling Stone, Bono explicou desta maneira como será o próximo álbum do U2, chamado Songs of Ascent: “ Terá um clima parecido com Kind of Blue (de Miles Davis, de 1959). Ou pode ser que A Love Supreme (1965), de John Coltrane, se torne uma referência, pelo papel que ocupa na vida das pessoas.” Meu amigo, os cara estão mamando em coisas feitas há quase 50 anos!!!

O rock acabou.

Agora é a sua vez. Opine!

2 comentários:

  1. Depende. A fórmula adotada e aceita como 'pedra fundamental' do rock, que compreende a raíz dos anos 50 até as fusões de várias vertentes do início dos anos 80, de fato já esgotou. Mas isso é uma interpretação particular, já que me considero um tanto 'anacrônico' com relação ao assunto e reconheço apenas esse intervalo de tempo como período de fato criativo e produtivo do bom e verdadeiro rock. As novas gerações por exemplo consideram Coldplay e correlatos como 'rock'. Não há o que criticar. Pode se gostar ou não. Pessoas de 15, 20, 20 e poucos anos cresceram com esse som. Raros tem contato com a história e a fonte da qual com muita dificuldade novas bandas beberam. Não há o que fazer. Os arranjos ficaram ligeiramente mais 'pops' e melódicos. Mais simples, menos cerebrais ou venais. É o objeto de consumo atual, para o qual o rock tradicional não possui perfil. Por isso não há interesse fonográfico. Os ícones morreram ou envelheceram e não conseguem mais entrar na cultura mais atual. Os bastiões da resistência tem tido alguma sobrevida baseada em shows, mas nada de novo (com quase inexistentes excessões) tem sido gravado e divulgado. Compilando: quem não se adapta, sucumbe ou sucumbirá. O U2, com certeza, é uma das bandas que mais sobreviveu até o momento se adaptando desde o saudoso Sunday Bloody Sunday até o último repaginamento e nao deve se preocupar tanto assim.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza acabou. Tentam vender um monte de lixo: Radiohead, Nx Zero, Avril Lavigne e por aí vai..como rock and roll. Cá entre nós para quem ouviu Jimmi Page tocando guitarra, sabemos que o buraco é mais embaixo. Foi o quanto durou, como foi citado o gênero perdeu o interesse das pessoas pela falta de criatividade e qualidade musical e principalmente qualidade dos " músicos". Com certeza acabou, só não vê , quem não quer. Ainda bem que eu aindo minha coleçãozinha de discos de vinil da safra boa 60/70, um aparelho de som que ainda funciona o toca discos." Mas que acabou, acabou...ponto !

    ResponderExcluir