quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A rádio de roqueiros

Enquete feita pelo blog da ART ROCK constatou que a rádio preferida dos roqueiros é a Kiss FM, com 60% dos votos. As outras rádios que participaram da enquete, a Mitsubish FM e a Brasil 2000 ficaram com 20% cada uma. A outra, Oi FM, não teve nenhum voto.

As rádios FMs (tecnicamente chamada de Frequência Modulada) sempre foram uma grande aliada do rock e dos roqueiros. Nos anos 80, a 97 FM levava ao ar clássicos do rock’n’roll para delírio de todos. Naquela época, não havia internet nem computadores como hoje, e a grande fonte de música era a rádio. Além disso, os LP’s sempre foram muito caros e não chegavam aqui no mesmo tempo em que eram lançados nos Estados Unidos ou Europa.

Com a entrada da 89 FM, o roqueiro ganhou uma nova opção. A 89 FM era uma simpática rádio que além de tocar os clássicos do rock, rolava também alguns Flash Backs, o que dava um diferencial à rádio.

Infelizmente, por razões de mercado, tanto a 89 FM como a 97FM não são, nem de longe, mais as mesmas; totalmente desconfiguradas do momento em que estrearam no ar.

Há ainda algumas críticas em relação às músicas dos anos 80 que a Kiss FM toca, mas não há como negar que mesmo sendo dos anos 80, também são clássicos. Algumas bandas como The Cure, The Smiths, R.E.M, The Mission, Sister of Murcy, e outras nessa linha fizeram muito sucesso e que até hoje vale a pena lembrar. Dos anos 90 há bandas que se fizeram clássicas como Peal Jam, Nirvana, Alice in Chance, Soundgarden, entre outras, que também podem ser consideradas clássicos do rock. Talvez não necessariamente a banda, mas alguns álbuns, sim. São clássicos da música pop/rock que precisam e merecem ser respeitadas. A Kiss FM resgata isso. Ainda bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário