terça-feira, 9 de março de 2010

O astro das várias lentes



Elton John é um dos maiores nomes do rock’n’roll de todos os tempos. Esta afirmação pode causar arrepios em muitos roqueiros, mas nem sempre a verdade agrada. É verdade que o astro inglês vive uma fase mais romântica, e até mesmo nostálgica, pois inúmeros sucessos dele vêm do passado.

Elton John nasceu em 25 de março de 1947. Na adolescência integrou uma banda chamada Bluesology. Reginald Kenneth Dwight é seu nome verdadeiro e “Elton John” é o nome artístico extraído dos nomes de dois integrantes daquela banda: Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda).

O primeiro álbum Empty Sky, de 1969, não chegou a fazer sucesso, mas colaborou para esquentar a carreira do astro. Na sequência, lançou Elton John (este disco contém a clássica Your Song), Tumbleweed Connection, Madman Across The Water, Honky Chateau e Don’t Schoot Me I’m Only The Piano Player. Todos os álbuns lançados até então ainda não faziam o sucesso esperado pelo compositor, ainda mais por se tratar de uma fase na história do rock em que achar um espaço na cena quando as luzes estão voltadas para Led Zeppelin, Black Sabbath, bandas que explodiram logo de cara nos primeiros álbuns, não era tarefa fácil.

Mas, em 1973, John acertou a mão com o lançamento do mais badalado álbuns de sua carreira, o disco que o revelou para todo o mundo: Goodbye Yellow Brick Road. Há quem afirme que o disco de 1975, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy foi ainda melhor, mas o fato é que Goodbye foi o disco que acendeu Elton John as alturas do rock’n’roll. Talvez, pode não ter sido o melhor, mas certamente foi o mais importante. Ainda na década de 70 ele lançaria mais cinco álbuns!

Passado essa fase, Elton John perambulou de estilos em estilos até novamente acertar a mão, só que desta vez para reerguer a carreira, cujo rumo estava meio sem direção. Em 1992, lançou The One, o álbum foi considerado um dos melhores do ano em todo o mundo.

Elton John é daqueles artistas plurais, isto é, não se prende a um estilo e fica nele insistentemente, mesmo sentindo que não está dando mais certo. Ousa em inovar e tentar novas músicas, novos públicos. David Bowie e Rod Stewart também seguiram nessa linha. E todos se deram muito bem!

Goodbye Yellow Brick Road e Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy são dois disco entre os 100 melhores do século XX em ranking realizado pela revista americana Rolling Stone.

Tá bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário