quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As máscaras da grandeza

Desde o começo da banda, o KISS sempre foi polêmico. Ainda em meados dos anos 70, a banda aparecia para um público curioso, meio que hipnotizado pela maquiagem dos integrantes e os pulos que Genne Simmons dava no palco, mesmo usando aquelas botas com saltos estratosféricos.

Com um visual diferente e inovador, a banda iniciava uma carreira vencedora. Quanto ao visual dos KISS, não podemos deixar de lado os Secos & Molhados. A banda brasileira já usava esse tipo de maquiagem. Há boatos que afirmam que os Secos & Molhados foram copiados pelo KISS. Não acredito nisso. Tem muita lenda nisso tudo.

O KISS causa até hoje efervescentes debates sobre sua musicalidade, sua performance, seu estilo, etc. Muitos acham que a banda produz um som primário, simples demais, outros consideram a banda o máximo. Seja lá como for, o KISS é uma das maiores bandas do mundo. Não importa se você acha a banda uma bosta, o fato é que o KISS tem milhões de fãs no mundo inteiro! É uma banda de sucesso, e não há dúvida de que ela está para o rock’n’roll assim como o Pelé está para o futebol.

Antes de ser KISS, a banda (ou melhor, a dupla) passou por outros momentos. Momentos difíceis. Uma prova do esforço e da determinação de Simmons e Stanley.

No início, o grupo era chamado Rainbow e era formado pelo baixista Gene Klein (Gene Simmons) e pelo guitarrista Stanley Eisen (Paul Stanley). Em 1971 mudaram o nome da banda de Raimbow para Wicked Lester, nesse mesmo ano eles gravaram um álbum que nunca foi produzido. A Epic Records rejeitou o disco do grupo. Até aqui, a banda, totalmente desconhecida, se apresentava em bares, pubs... assim como qualquer banda em início de carreira.

Nessa época, o mundo do rock ainda chorava o fim dos Beatles e, por outro lado, comemorava a maior surpresa até então, o Led Zeppelin. Além disso, os Rolling Stones entraram nos anos 70 com uma nova pegada, um pouco diferente dos discos da década passada, como Stick Finger, It’s only Rock’n’ Roll... O KISS apareceu para o público dentro desse contexto, ou seja, uma fase de ouro para o rock. E somente se a banda fosse muito boa é que ganharia espaço tanto da mídia como a atenção das pessoas. A concorrência não era fácil, pois a grandes bandas estavam nas suas melhores fases. Um detalhe importante é que o KISS é de Nova York e as bandas que faziam sucesso na época eram quase todas inglesas. Essa análise também serve para o Grand Funk Railroad; produtores americanos precisavam dar uma resposta à indústria fonográfica europeia e o KISS se valeu também disso. No entanto, nem tudo foram flores. Parte da mídia americana ridicularizava a banda e as canções. Alguns chegaram a dizer que o KISS não passaria do primeiro álbum... (Quanto ao Grand Funk, é preciso dizer que a banda foi formada num “laboratório”, coisa de produtor, de gravadora. A sorte é que Mark Farner e cia eram bons e aproveitaram a oportunidades que tiveram. Falaremos mais sobre o Grand Funk em outra oportunidade).


Voltando ao KISS. Para formar o grupo, Simmons e Stanley publicaram em jornais a núncios para recrutar mais músicos, um baterista e outro guitarrista. Um rapaz, bem apresentado, com um ar meio contido respondeu ao anúncio e se apresentou para a tal entrevista. Simmons perguntou a ele: "Se num show a gente lhe pedir para ir fantasiado de mulher, você vai?". Diante da afirmativa, o rapaz que atendia pelo nome de Peter Criss, passou a fazer, à partir daí, parte da banda.



Por outro lado, num dia agendado para testes, um certo maluco surgiu todo fudido furando a fila que era formada pelos candidatos. Simmons até achou que o tal sujeito fosse um mendigo, mas o cara segurava uma uma guitarra. Então o fizeram ir para o final da fila. Mas quando chegou a sua vez, o sujeito impressionou tanto a todos que logo foi assegurado na banda. O nome do maluco era Ace Frehley. A banda estava finalmente completa, e com músicos de qualidade. O nome “KISS” sugiu de um concurso que aconteceu em Nova York e passou a ser utilizado pela banda. Comenta-se que o New York Dolls e Alice Cooper também influenciaram o KISS, principalmente quanto ao figurino a a postura no palco. Para definir o figurino da banda, mesclaram elementos de super-heróis em quadrinhos com personagens do teatro japonês. Usando botas com saltos enormes que davam um ar de super heróis titânicos ao grupo e se tornariam então: "The Starchild" (Paul Stanley), "The Demon" (Gene Simmons), "Space Man" (Ace Frehley) e "The Catman" (Peter Criss).

Os primeiros concertos do KISS já com o novo visual e trajados a seu modo, ocorreram no "New York Coventry Club", cujo cachê correspondeu a U$ 35,00 (!) por noite. Continuaram fazendo shows pelas noites de Nova York, tocando músicas próprias, quando em 1973 foram descobertos por Bil Aucoin e no mesmo ano assinaram contrato com a recém-inaugurada Casablanca Records. O KISS nunca deixou essa gravadora, talvez por pura gratidão.

Em 1974, eles lançariam o primeiro álbum, homônimo e sem grandes repercussões. No mesmo ano, lançaram Hotter Than Hell, um disco mais pessaado e uma sonoridade mais agrassiva, mas que também não chegou a fazer muito barulho.


Em fevereiro de 1975, lançaram Dressed To Kill, disco que continha composições da época do Wicked Lester (Love Her All I Can e She), e foi neste disco que gravaram o clássico Rock And Roll All Nite . Dressed to Kill é mais um álbum em que a capa se tornou curiosa. Na foto aparecem os integrantes, devidamente maquiados, vestidos de terno, e o terno de Gene Simmons é mais curto do que deveria, porque a roupa que Gene vestia era do próprio dono da Casablanca Records. Isso devido ao fato de que mesmo diante de toda a produção, a banda ainda não tinha dinheiro suficiente para viver. Todos os demais ternos utilizados na foto foram emprestados por amigos ou parentes. Era o começo do estrelato de uma das maiores bandas de todos os tempos.

O KISS já recebeu 24 Discos de Ouro e vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um disco de ouro equivale a um mínimo de 500 mil cópias vendidas. Por disco, é claro.


Discografia







Álbuns
• Kiss
• Hotter Than Hell
• Dressed to Kill
• Destroyer
• Rock and Roll Over
• Love Gun
• Paul Stanley (solo)
• Gene Simmons (solo)
• Ace Frehley (solo)
• Peter Criss (solo)
• Dynasty
• Unmasked
• Music From "The Elder"
• Creatures of the Night
• Lick It Up
• Animalize
• Asylum
• Crazy Nights
• Hot In The Shade
• Revenge
• Carnival Of Souls: The Final Sessions
• Psycho Circus
• Sonic Boom

Álbuns Ao Vivo
• Alive!
• Alive II
• Alive III
• Kiss Unplugged
• You Wanted the Best, You Got the Best!!
• Kiss Symphony: Alive IV









2 comentários:

  1. Sem sombra de duvidas é uma das maiores bandas do mundo, pena que muita gente tem vergonha de admitir isso, mas no fundo todos gostam do KISS e ficam ouvindo as musicas em casa!

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  2. VOCÊ TEM TODA A RAZÃO, SILVIO. O KISS NÃO PRECISA PROVAR NADA PARA MAIS NINGUÉM!

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